Translate

domingo, 18 de janeiro de 2009

HOMENAGEM A TIA MARLY




A partir de hoje irei fazer uma homenagem para aqueles que sua presenca marcaram minha vida e que foram muito importantes para mim durante minha caminhada religiosa e claro, foram peca fundamental para eu estar aqui na Jordania, e impossivel falar do religioso orionita sem falar de Tia Marly.



Muitas pessoas nao sabe, mas minha formacao religiosa foi protestante, lembro-me de quando era bem pequeno uns 4 ou 5 anos eu morava em Sao Joao Climaco na Rua Arua n. 25 com minha avo Noemia, meu avo Francisco, minha tia Manoela e meu irmao Jaques, e todos os domingos ia na Escola dominical com uma visinha na Igreja Presbiteriana Renovada, depois mudei para Lins e la com 12 anos me continue a frequentar a Igreja O Brasil para Cristo, mas voltando para Sao Paulo ao 15 anos de idade, fui morar com minha tia Manoela seu marido e dois filhos e la voltei a mesma Igreja Presbiteriana que por fim, aos 18 anos saio da Igreja e fico sem religiao.



Mas algum tempo antes de minha mae falecer resolvir ir para Lins, e la conheci a Tia Marly do Bazar Colmeia, onde apos minha mae falecer coemecei a trabalhar no Bazar com a Tia Marly.



A nossa amizade, comecou bem antes de trabalhar com ela, sempre estava em sua loja, ajuda nos dias de grande movimento, mas foi depois que comecei a trabalhar com ela e ve-la todos os dias nossa amizade foi crescendo e tornando uma relacao de mae e filho.



Falar dessa mulher e algo muito dificil, pois nao tem adjetivos que possa descrever essa grande mulher, que muitas vezes e forte como um general em batalha, isso quando precisa defender os seu bens precioso, como filhas, pais, familia e ate mesmo amigos, mas tambem e uma mulher fragio, capaz de ter medo de raios e trovoes como uma crianca, e um corocao tao grande tao grande que nao mede esforco quando quer ajudar alguem. Uma mulher experiente que aprendeu muitas coisa na unversidade da vida, coneselheira de jovens e adultos, axo que ficaria aqui horas e usaria todo meu blog para falar dessa mulher, mas para saber o quanto ela e importante vou contar a historia de nossas vidas.



A tia Marly pra mim sempre foi uma amiga intima que sempre falava o que se passava por minha vida, assim como fazia com minha mae, tinha coisas que nao fala ou pergutava para minha tia Manoela ou minha avo Noemia, mas tia Marly sempre tinha algo para conta-la ou pedir conselho, e ela sempre pronta pra me ouvir ou dar conselho. Uma coisa interessante e que ela nunca me criticou, alias, jamais vi ela falar mal de alguem, por mais doido ou fora do normal que fosse uma pessoa ele sempre encontrava uma qualidade, e acho que essa qualidade de ver sempre o que as pessoas tem de bom eu ganhei dela.



Um exemplo bonito dessa sau qualidade eh de receber todos os tipos de pessoas em sua Loja, ela jamais discriminou uma pessoa pela posicao social, raca, opcao sexual ou religiao, em todos ela sempre via uma qualidade, somente com os picaretas que nao pagava ela ou alguma maldade feita a outro ser humano ela ficava chateada, mas sempre dava volta por cima e lembrava das coisas boas da vida.



Sempre que confidenciava a ela, minhas peripecias nesse mundo de meu Deus, sempre tinha um comentario que jamais esqueco, jamais faca o mal alguem ou a voce mesmoe viva sua vida Mas em uma certa manha cheguei no Bazar e falei para ela que estava infeliz sem religiao, e queria muito saber sobre Maria, pois como protestante, nao aceitava maria assim como os catolicos. Tia Marly mais do que depress foi atras de alguem para poder me ajudar, procurando procurando, um dia ea me vem com o Pe. Hugo, um padre doutro em Mariologia, que me ensinou muito sobre Maria e acabei me batizando na Igreja Catolica (isso eh outra historia que conto outra hora).



Depois foi a decisao de deixar o Bazar para seguir a vida religiosa, e em todo momento ela estava me apoiando.



Assim como uma mae aflita ela sempre me acompanho em todos meus estagios vocacionais, sempre torcendo por mim, lembro o quanto ela ficou trsite junto comigo quando os franciscanos nao me aceitaram e o quanto ela ficou feliz quando fui para Dom Orione. Despedir-se dela para ir ao seminario foi arrancar um pedaco do meu coracao, foi muito doloroso, ali foi quando percebi o quanto gostosa dela. Mas o mais importante de tudo foi depois que entrei no seminario em Guararapes, alias nossa amizade foi muito mais notavel quando estava em Sao Jose dos Pinhais, todos os meses ela me mandava uma correspondencia, ela era conhecia como a tia das caixas misriosas, pois sempre ela me mandava uma caixa com alguma coisa, ate os envelopes papel de carta e dinhero para os selos e m mandava. Ela sabia mais da minha vida no noviciado do que minha propria familia, pra falar averdade ate hoje ela e a ponte entre eu e minha familia, sempre cuidadosa de saber como estou para passar para eles e tambe de passar pra mim como eles estao.



Mas o mais emocionante foi te-la na minha profissao religiosa, e entrado comigo na Igreja junto com minha tia Manoela para entregar-me a congregacao de Sao Luiz Orione. Em todos lugares que passei depois de religioso sempre recebi sua carta, cartoes, caixas ou telefonemas. no entanto para meus confrades a minha familia e Tia Marly, pois todas as casa que passei ela esta presente com suas cartas, e com isso seu nome ficou marcado em suas memoria.






E por essas e outras coisas que nao coloquei aqui, quero te agradecer Tia Marly por sua presenca constante em minha vida. Voce nao imagina como voce e especial em minha vida, e na construcao do uqesou hoje. Com certeza depois de Deus e a ajuda da minha mae e minha vo la no ceu, voce e a primeira pessoa que foi fundamental pra eu estar aqui onde estou, claro que tem muito gente importante que faz parte dessa minha caminhada religiosa, mas nenhuma delas estariam em minha vida se voce com jeito meigo nao convidasse o padre Hugo para me falar de Maria, ou mesmo quando me deu forca no dia em que nao fui aceito pelos franciscanos e queria desistir.



Quero te agradecer pelos pequenos gestos como o de hoje que receber seu cartao de Natal, e uma cartinha que conta as novidades de Lins, tia chorei a noite toda de saudades, e agora choro ao escrever esse depoimento, mas nao de trsiteza, mas e alegria, pelo o milagre de Deus ter colocado voce em minha vida.



Obrigado pela compreensao, pelo apoio, pela forca, por tudo de bom que tens feito por mim, sei que esse e um pequeno gesto em meio a tanto que fizestes, mas sabe que nao sou muito bom nessas coisa, ate hoje confundo o dia do seu aniversaio e olha q faz anos q te dou os parabens no dia errado, acho que os unico anos foi quando trabalhava no bazar, pois alguem me fazia lembrar.






MUITO OBRIGADO TIA MARLY, TI AMO, ASSIM COMO AMO AS MENINAS.
COMO TODOS DA CONGRECAO FALA, SUA TIA E SUAS PRIMAS.






OBRIGADO POR SER O QUE SOU HOJE

5 comentários:

Unknown disse...

Nossa Marcio que homenagem linda, a Tia Marly é um icone muito importantena sua vida e realmente vc não podia deixar isso passar em branco. Parabéns a sua graça e garra de vencer em seus objetivos...Um abração do seu amigo sempre...

Anônimo disse...

Oi Marcio, acabei de ligar pra minha mãe e ler a sua homenagem pra ela! A coitada não sabia se ria se chorava ou fazia as duas coisas ao mesmo tempo!Ela se emocionou muito e disse que td é recíproco e tem um amor de mãe por vc, somos testemunhas do quanto ela se preocupa com vc e sempre nos pede para colocá-lo em nossas orações.estaremos sempre com vc em nossos corações!!
Já pedi para a Tamires imprimir a homenagem pra minha mãe e ela foi imediatamente ( sabe que a Marly não é nem um pouco ansiosa!!heheheh)
Querido nunca se sinta só somos parte de uma família q o ama independente do que faça e da distancia q estiveres!
milhões de bjos em seu coração!
Tia Marly, Marcella e Juliana

Anônimo disse...

Querido
Que bom que vc reconhece a dedicação, o apoio incondicional de sua tia (sua outra mãe!) A gratidão, em minha opinião, é um dos valores que precisamos recuperar em nossa sociedade individualista. esta homenagem é mais que merecida. Sua tia é uma graça! E você reconhecer isso é
M A R A V I L H O S O!!!! parabéns para os dois.
Tia marli, obrigada por fazer do nosso Marcio o que ele é hoje. Deus te proteja e continue te iluminando sempre para que continue sendo esse instrumento maravilhoso.
Maristela

gilbertoferreira disse...

São Paulo, 03 de fevereiro de 2009.

Caro Ir. Márcio,

A sua carteirinha de religioso está quase pronta. Peço-lhe encarecidamente que envie prá cá, Secretaria provincial, 5 fotos 3x4 para nossos arquivos e para terminar a feitura de sua carteirinha. Também não chegaram nem seu pedido original para renovação de votos, relatório e nem tampouco o formulário de renovação. Será que esse material se perdeu na Faixa de Gaza? Desejando-lhe um feliz 2009 e boa sorte, aguardando o material citado, e ainda torcendo pro Santos, e viva a tia Marly que não vai deixar vc ficar me enrolando,

Pe. Gilberto

Anônimo disse...

Márcio

Parabens pela apresentação desta tia especial que tens. Lindo gesto.

Te coloco como recomendação no meu blog.

abraço desde Curitiba
Claudio
PS: manda a foto pro Pe. Gilberto senão a casa cai.

Voltei para o blog

Entre idas e vindas, voltei para o blog. Quem me segue sabe muito bem que gosto de falar das minhas experiências missionária, mas n...