Translate

domingo, 24 de julho de 2011

As catacumbas de Sao Calixto

cecilia_aHoje fiz uma visita as catacumbas de Sao Calixto, uma das mais importantes entre varias que existem em Roma, nela ainda e encontrar sinas das primeiras comunidades cristas nas pinturas deixada nas paredes das catacumbas, e tambem e uma local onde estiveram martires muito conhecido no Brasil e no mundo, como Santa Cecilia e Sao Tarcisio.

As catacumbas de São Calisto estão entre as maiores e mais imponentes de Roma. Surgiram pela metade do século segundo e fazem parte de um complexo cemiterial que ocupa uma área de 15 hectares de terreno, com uma rede de galerias longa quase 20 quilômetros, em diversos planos, e atingem uma profundidade superior a 20 metros. Nelas encontraram sepultura dezenas de mártires, 16 pontífices e muitíssimos cristãos.

Recebem o nome do diácono São Calisto, que no início do século III foi colocado pelo papa Zeferino como administrador do cemitério e assim as catacumbas de São Calisto tornaram-se o cemitério oficial da Igreja de Roma.

São visíveis externamente duas pequenas basílicas com três absides, chamadas de "Tricoras". Naquela oriental foram provavelmente sepultados o papa São Zeferino e o jovem mártir da Eucaristia, São Tarcísio.

O cemitério subterrâneo consta de diversas áreas. As criptas de s320x240Lucina e a região chamada dos Papas e de Santa Cecília constituem os núcleos mais antigos (séc. 2º). As outras regiões chamadas de São Milcíades (metade do séc. 3º), de São Caio e de Santo Eusébio (fins do séc. 3º), Ocidental (primeira metade do séc. 4º) e Liberiana (segundo metade do séc. 4º), com muitas criptas importantes.

Fonte: http://www.catacombe.roma.it/

Nenhum comentário:

Voltei para o blog

Entre idas e vindas, voltei para o blog. Quem me segue sabe muito bem que gosto de falar das minhas experiências missionária, mas n...